Turismo em Areia-PB: trocas simbólicas na produção e consumo das novas ruralidades

Autores

Josilene Ribeiro Oliveira
UFPB

Sinopse

Esta obra traz um recorte de uma pesquisa mais ampla, realizada pela autora em função do doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia, na Universidade Federal de Pernambuco e em co-tutela com a Université Bourgogne Franche-Comté, finalizado em 2018. Foram feitas adaptações, reestruturações e atualizações dos dados com o objetivo de mapear as etapas de desenvolvimento da oferta turística no município de Areia, na Paraíba. Identificam-se quem são os agentes envolvidos no processo de produção e consumo das atividades turísticas e  os princípios que regem as relações entre eles, explicitando a teia de relações invisíveis que nutrem e desencadeiam o processo de mercantilização da cultura e do espaço rural, com ênfase nas representações da ruralidade. Os resultados da pesquisa apontam que a reciprocidade é um valor compartilhado pelos empreendedores do Brejo, representando um “recurso” através do qual eles constroem alianças, criam e mantém uma rede de apoio e solidariedade, servindo também como estragégia de relacionamento com os clientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

April 15, 2021

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-65-5942-094-0