Realizar um cadastro e consequente login são necessários para submeter trabalhos e acompanhar a situação de submissões correntes. Login em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Verificação da submissão

Como parte do processo de submissão, é necessário que os autores verifiquem que sua submissão atende aos seguintes requisitos, sendo que elas serão devolvidas submissão que não atendam a estas diretrizes.
  • A submissão não foi publicada anteriormente, e não está em outra editora para consideração (ou uma explicação foi oferecida em Comentários ao editor).
  • O arquivo de submissão está no formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências form informadas, quando disponíveis.
  • O texto está formatado com linha simples; usa fonte tamanho 12 pontos, adota itálico em vez de sublinhado (exceto para URLs); todas as ilustrações, figuras e tabelas estão incluídas no texto em locais específicos, em vez de estarem no final..
  • O texto segue as normas bibliográficas e de estilo definida na página Diretrizes para Autores, disponível na página Sobre a editora.

Diretrizes para autores

Programa de Publicação de E-books - Edital n. 01/2020/ Editora Universitária/UFPB

ORIENTAÇÕES DE SUBMISSÕES Edital n. 01/2020:
7.1 A submissão deverá ser realizada por meio eletrônico no Sistema de gerenciamento de livros Open Monograph Press (OMP) adotado pela da Editora da UFPB e disponível no site da Editora (http://www.editora.ufpb.br/sistema/press/pages/acesso.html).
7.2 O tipo de submissão seguirá o disposto no Edital no 01/2020/Editora Universitária/UFPB Programa de Publicação de e-books e deverão constar em PDF único os seguintes documentos, nesta ordem:
a) Declaração Aceite das normas de submissão (Anexo 2);
b) Termo de Responsabilidade quanto ao Uso de Imagens, Texto, Voz e Depoimentos (Anexo 5), quando necessário;
c) Declaração de Direitos de Uso de Texto Autoral em Obra Coletiva (Anexo 6), no caso de coletâneas;
d) Dois Arquivos da proposta de publicação, sendo um na versão anônima e outro completo, como definido no item 4.2 e 4.3 deste Edital.
7.3 Os Arquivos da proposta de publicação devem ter o nome salvo com o seguinte formato:
a) Arquivo anônimo: título_edital_e-book_01-2020 (como título usar as duas primeiras palavras do título);
b) Arquivo com identificação do autor: nome do proponente_título_edital_e-book_01-2020 (título igual ao adotado na versão anônima).

 

Para acessar o edital completo clique AQUI!!.

 


Para acessar e assistir o Tutorial de acesso e  submissão a plataforma OMP – Clique AQUI!!

 


ORIENTAÇÕES GERAIS

  • Os trabalhos que não estiverem em conformidade com as normas abaixo serão automaticamente descartados.
  • O texto deve estar com o conteúdo e revisão definitivos. Não serão aceitas alterações após a diagramação.
  • A Editora UFPB não devolve originais.
  • As correções textuais e a normatização estão sujeitas à análise e aprovação do setor de revisão da Editora UFPB.
  • A Editora UFPB pode levar de 12 a 24 meses para publicar um livro, dependendo das demandas oriundas do processo de submissão.
  • A Editora UFPB está configurando a plataforma OMP para tramitar o processo editorial quando as submissões estiverem abertas.

 

TIPOS DE OBRAS PUBLICADAS PELA EDITORA UFPB

A Editora UFPB publica apenas obras de caráter universitário (individuais ou em coletâneas):

  • Obras científicas;
  • Obras didáticas e paradidáticas;
  • Guias;
  • Séries especializadas e temáticas;
  • Propostas de obras técnicas de referência e livros em língua estrangeira serão aceitas em editais específicos.

 

OBSERVAÇÕES SOBRE OUTROS GÊNEROS DE TEXTOS

Dissertações e teses

A Editora UFPB descartará propostas que não tenham passado por adequação de texto acadêmico para o formato de texto de livro, pois teses e dissertações na íntegra se encontram disponíveis em diversos repertórios na rede mundial de computadores.

Periódicos

Seguir as normas hospedagem do Portal de Periódicos da UFPB


 

COMO ENCAMINHAR PROPOSTAS DE PUBLICAÇÃO

 

A publicação de livros e outros produtos editoriais pela Editora UFPB depende de aprovação do Conselho Editorial, de acordo com os seguintes procedimentos:

  • Submissão de proposta por meio da plataforma OMP (http://www.editora.ufpb.br/sistema/press/pages/acesso.html) para avaliação de interesse e viabilidade editorial.
  • Pesquisar na Câmara Brasileira do Livro (CBL), na Agência Brasileira do ISBN (https://servicos.cbl.org.br/isbn/) para evitar coincidência com títulos já publicados.
  • As propostas de submissões serão avaliadas por reunião da Divisão Editorial, Diretoria e conselheiros da área de conhecimento correlata, examinando a viabilidade e interesse editorial antes de enviar as propostas ao Conselho Editorial, procedendo à análise prévia, observando o que determina este Regimento em seu Título III e nas diretrizes firmadas na Política Editorial, manifestando-se pelo:

a) Deferimento de viabilidade e interesse editorial da proposta de publicação e encaminhamento ao Conselho Editorial;

b) indeferimento da proposta de publicação quando não atender o que estabelece o Regimento e as diretrizes firmadas na Política Editorial;

  • O Conselho Editorial submeterá as propostas de publicação de obra completa para avaliação de conteúdo e pertinência devendo designar no mínimo 2(dois) parecerista ad hoc externo aos quadros da Editora UFPB, de notório saber na área de conhecimento da proposta. Sendo o parecer aprovado, caberão os seguintes procedimentos:
  • Quando houver sugestões de mudanças no texto, a proposta deverá ser encaminhada ao proponente para as devidas adequações e concedido o prazo de 30 (trinta) dias para a devolução. A Editora UFPB poderá conceder a dilação do prazo desde que o pedido se fizer acompanhar de justificativa relevante.
  • Considerando a possibilidade de novas sugestões de mudanças no texto nesta etapa da tramitação da proposta, deverá ser adotado o expediente previsto no item anterior.
  • Se necessário, para o parecer subsequente, será designado outro parecerista ad hoc, de notório saber na área de conhecimento da proposta;
  • Após a aprovação será celebrado o contrato entre a Editora UFPB e o(s) proponente(s), que neste ato jurídico ratificam a autenticidade dos originais e a responsabilidade civil pela obra.

Declaração de privacidade

Os nomes e endereços de e-mail informados nesta editora serão usados exclusivamente para os propósitos da mesma e não serão divulgados ou oferecidos para nenhum outro propósito ou a terceiros.