Tutorial de Acesso ao OMP

Tutorial de Submissão no OMP

Orientações Gerais

• Os trabalhos que não estiverem em conformidade com as normas abaixo serão automaticamente descartados.
  • O texto deve estar com o conteúdo e revisão definitivos. Não serão aceitas alterações após a diagramação.
  • A Editora UFPB não devolve originais.
  • As correções textuais e a normatização estão sujeitas à análise e aprovação do setor de revisão da Editora UFPB.
  • A Editora UFPB pode levar de 12 a 24 meses para publicar um livro, dependendo das demandas oriundas do processo de submissão.
  • A Editora UFPB está configurando a plataforma OMP para tramitar o processo editorial quando as submissões estiverem abertas.

TIPOS DE OBRAS PUBLICADAS PELA Editora UFPB

A Editora UFPB publica apenas obras de caráter universitário (individuais ou em coletâneas):

• Obras científicas;
  • Obras didáticas e paradidáticas;
  • Guias;
  • Séries especializadas e temáticas;
  • Propostas de obras técnicas de referência e livros em língua estrangeira serão aceitas em editais específicos.

Observações sobre outros gêneros de textos

Dissertações e teses

A Editora UFPB descartará propostas que não tenham passado por adequação de texto acadêmico para o formato de texto de livro, pois teses e dissertações na íntegra se encontram disponíveis em diversos repertórios na rede mundial de computadores.

Periódicos

Seguir as normas hospedagem do Portal de Periódicos da UFPB Portal Periódicos

COMO ENCAMINHAR PROPOSTAS DE PUBLICAÇÃO

A publicação de livros e outros produtos editoriais pela Editora UFPB depende de aprovação do Conselho Editorial, de acordo com os seguintes procedimentos:

• Submissão de proposta por meio da plataforma OMP para avaliação de interesse e viabilidade editorial.
  • Pesquisar na Agência Nacional de ISBN (www.bn.br) para evitar coincidência com títulos já publicados.
  • As propostas de submissões serão avaliadas por reunião da Divisão Editorial, Diretoria e conselheiros da área de conhecimento correlata, examinando a viabilidade e interesse editorial antes de enviar as propostas ao Conselho Editorial, procedendo à análise prévia, observando o que determina este Regimento em seu Título III e nas diretrizes firmadas na Política Editorial, manifestando-se pelo:
    1. a) Deferimento de viabilidade e interesse editorial da proposta de publicação e encaminhamento ao Conselho Editorial;
      b) indeferimento da proposta de publicação quando não atender o que estabelece o Regimento e as diretrizes firmadas na Política Editorial;
  • O Conselho Editorial submeterá as propostas de publicação de obra completa para avaliação de conteúdo e pertinência devendo designar no mínimo 2(dois) parecerista ad hoc externo aos quadros da Editora UFPB, de notório saber na área de conhecimento da proposta. Sendo o parecer aprovado, caberão os seguintes procedimentos:
  • Quando houver sugestões de mudanças no texto, a proposta deverá ser encaminhada ao proponente para as devidas adequações e concedido o prazo de 30 (trinta) dias para a devolução. A Editora UFPB poderá conceder a dilação do prazo desde que o pedido se fizer acompanhar de justificativa relevante.
  • Considerando a possibilidade de novas sugestões de mudanças no texto nesta etapa da tramitação da proposta, deverá ser adotado o expediente previsto no item anterior.
  • Se necessário, para o parecer subsequente, será designado outro parecerista ad hoc, de notório saber na área de conhecimento da proposta;
  • Após a aprovação será celebrado o contrato entre a Editora UFPB e o(s) proponente(s), que neste ato jurídico ratificam a autenticidade dos originais e a responsabilidade civil pela obra.