Antropologias na Paraíba
Palabras clave:
antropologia, empiria, ciências sociais, pesquisaSinopsis
O objetivo desse livro é trazer ao conhecimento do público interessado, parte das pesquisas desenvolvidas pelo corpo docente, discente e egressos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Paraíba (PPGA/UFPB). É uma forma de prestar contas dos recursos públicos investidos pelo estado, publicando o que estamos fazendo ao longo de nossos doze anos de existência. O fato de ser online e gratuito é importante no sentido de facilitar o acesso e dar um retorno à sociedade brasileira do que se faz na universidade pública. No PPGA produzimos conhecimento. A sociedade precisa da universidade para seu desenvolvimento cultural, social e acadêmico.
Esse livro “Antropologias na Paraíba” tem proposta similar ao seu antecedente, a coletânea “Antropologias, diversidades e urgências: 10 anos de pesquisa no PPGA/UFPB,” publicado em 2010, pela editora da UFPB, uma compilação de artigos produzidos em coautoria de pesquisadores/as docentes, discentes vinculados/as e discentes egressos do PPGA/UFPB.
Além de publicizar parte da produção científica do PPGA/UFPB, o livro atenta ao apelo de promover parcerias docentes-discentes e discentes-egressos, através da produção coletiva de conhecimento. Todos os capítulos são assinados por, pelo menos, um docente e um discente/egresso. A experiência de produção coletiva reverbera os critérios de avaliação da pós-graduação no Brasil, mas sobretudo replica o melhor estilo maussiano, que fez da Escola Sociológica Francesa um campo exemplar no que diz respeito à ciência antropológica.
O livro retrata o campo de investigação do PPGA/UFPB, de acordo com as cinco linhas de pesquisa do programa: Imagens, Patrimônios, Artes e Performances; Corpo, Saúde, Gênero e Geração; Território, Identidade e Meio Ambiente; Etnografias e Sociabilidades Urbanas; Políticas Sociais e Desenvolvimento.
O prefácio é assinado por nossa inesquecível colega María Elena Martinez Torres, pesquisadora e professora do CIESAS-Sudeste no México.
Descargas
