Diálogos em psicologia do trabalho: pesquisa e intervenção

Autores

Valéria Machado Rufino
Universidade Federal da Paraíba
Manuella Castelo Branco Pessoa
Universidade Federal da Paraíba
Thaís Augusta Cunha de Oliveira Máximo
Universidade Federal da Paraíba

Sinopse

A Psicologia do Trabalho é sempre um campo complexo, diverso e multifacetado. Além disso, ela é convocada a todo momento a se debruçar sobre as demandas dos mundos do trabalho. Levando-se em conta que este campo se encontra em constante transformação, a todo momento, nós, que fazemos Psicologia do Trabalho, precisamos estar atentos para escutar, observar, compreender e intervir a partir das dimensões que nos são apresentadas a partir do trabalho real.

Este livro é uma coletânea fruto dos esforços de produção do Grupo de Pesquisa em Subjetividade e Trabalho (GPST) e suas parcerias nacionais e internacionais. Em nossos diálogos constantes, entendemos que havia uma necessidade social e acadêmica de levarmos à público nossas construções teórico-práticas em torno dessa Psicologia do Trabalho em que acreditamos.

Sim. Algo nos une e nos mobiliza enquanto grupo: a premissa do compreender para transformar, a partir das abordagens Clínicas do Trabalho. Acrescido a isso, somos impulsionados a partir de demandas sociais nesses diálogos acadêmicos. Nesse sentido, nos alicerçando na humildade epistemológica, compreendemos que uma Psicologia do Trabalho autêntica, faz-se a partir do encontro entre os saberes acadêmico e dos trabalhadores.

Neste livro, unimos estudantes de graduação e de pós graduação, profissionais e professores pesquisadores, com produções nas esferas de ensino, pesquisa e extensão, de modo a termos uma representação das nossas perspectivas em torno da pesquisa e intervenção em Psicologia do trabalho.

Conseguimos contemplar desde discussões sobre trabalhos invisibilizados, como por exemplo, a atividade das maquiadoras ou de coleta de lixo domiciliar; o trabalho de profissionais que estão nas políticas públicas, como é o caso dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e os profissionais das políticas de saúde frente à demandas de violência sexual contra crianças e adolescentes; trabalhos que estão em processos de transformação intensos, a exemplo dos bancários e telecomunicadores. Mas também trazemos discussões mais panorâmicas sobre gênero, trabalhadores mais velhos, fazeres da Psicologia do trabalho e relatos de pesquisa - intervenção.

Cada um desses temas foi abordado a partir de lentes específicas. São perspectivas teórico-metodológicas diversas e que esperamos que suscitem múltiplas reflexões, em vários espaços, acadêmicos e não acadêmicos. Esperamos que esse livro chegue a estudantes, a professores, mas também acreditamos no potencial dele para que chegue a profissionais que estão em busca de formação, de novas possibilidades de práticas; que chegue aos movimentos sindicais, aos profissionais de Gestão de Pessoas e de saúde do trabalhador. Esperamos que ele ultrapasse os muros da academia, que ganhe vida, e traga mudanças de sentido e significados. Que esses capítulos que seguem tragam mais interrogações, alimentando, portanto, a ciência, a sociedade e, em especial, os trabalhadores. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

August 27, 2021

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-65-5942-122-0