Ação-Texto-Formação: pesquisas em LA sob a luz do ISD

Autores

Betânia Passos Medrado
UFPB
Carla Lynn Reichmann
Regina Celi Mendes Pereira

Palavras-chave:

Ação de linguagem, formação de professores, Interacionismo Sociodiscursivo LInguística Aplicada

Sinopse

Os dezoito estudos que compõem esta coletânea estão calcados num paradigma contemporâneo de estudos da Linguística Aplicada: nascem de demandas observadas e selecionadas de contextos educacionais para os quais são traçados objetivos de estudo diversificados, alcançando resultados promissores para as comunidades envolvidas. Dado seu caráter transdisciplinar, as organizadoras e autoras/es, nesta obra, entrelaçam diversos campos do saber, que têm na linguagem seu eixo central. Os capítulos estão centrados em diferentes correntes teóricas, tendo em comum o Interacionismo Sociodiscusivo (ISD), que tem como um dos princípios básicos que a linguagem é um fator decisivo no desenvolvimento humano.  “A tese central do Interacionismo Sociodiscursivo é que a ação constituiu o resultado da apropriação, pelo organismo humano, das propriedades da atividade social mediada pela linguagem.” (BRONCKART, 1999, p. 42). A linguagem, nesta perspectiva, é um dos fatores que nos constitui humanos.

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December 10, 2020

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ISBN-13 (15)

978-65-5942-040-7