Tuberculose, Integralidade e Cuidado: o que sabemos?

Autores

Anne Jaquelyne Roque Barrêto (ed)
Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Tuberculose. Integralidade. Cuidado

Sinopse

Esta coletânea tem o intuito de apresentar alguns resultados das pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Estudos e Qualificação em Tuberculose da Paraíba (GEO-TB), o qual é credenciado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e vinculado ao Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (PPGENF/UFPB).

Os estudos aqui descritos foram desenvolvidos em municípios do estado da Paraíba considerados, pelo Ministério da Saúde, como prioritários para o controle da tuberculose. As coletas de dados ocorreram em diferentes cenários da Rede de Atenção à Saúde, sendo eles os serviços de atenção primária e hospitalar.

O principal objetivo desse E-book é apontar, sobretudo, algumas reflexões acerca da tuberculose na perspectiva da Integralidade e Cuidado.

Sabe-se que o conceito de integralidade é plural, aqui é entendida como princípio e elemento constituinte do direito à saúde. Uma ação social resultante da interação democrática entre os atores no cotidiano de suas práticas de cuidado em saúde, nos diferentes níveis de atenção do Sistema. Nesse sentido, a integralidade converge para um fim: a efetividade do direito à saúde. Esse foi o norte para a formulação, execução e análise dos nossos estudos.

Partindo desse pressuposto, adotamos a concepção de cuidado como resposta frente à vulnerabilidade o que, dessa maneira, coloca em xeque a capacidade do outro – aqui representado pelos profissionais, gestores e usuários do sistema de saúde – apreender na plenitude de sua dignidade, de sua diferença.

Tal posicionamento serve de pilar, uma vez que se pretende desvelar como os sujeitos participantes dos estudos, vivenciaram o adoecimento por tuberculose e como produziram o cuidado às pessoas portadoras da doença na perspectiva da integralidade.

Os doze trabalhos reunidos nesse E-book buscaram compreender a especificidade da produção do cuidado frente à heterogeneidade dos diversos atores e cenários pesquisados. Houve a necessidade de diversificar métodos e técnicas de análise para aprimorar a compreensão dos objetos de estudo, sendo enfatizadas aqui as estatísticas, de narrativas bem como de discurso.

Assim, espera-se que essa coletânea possa oferecer ao leitor uma gama de possibilidades para pensar e refletir a partir do que o Grupo inferiu até o presente momento sobre a produção do cuidado as pessoas com tuberculose, tendo como cerne a integralidade.

Não almejo aqui esgotar o conhecimento sobre essa temática, afinal o conhecimento é algo em constante movimento. A intenção é indicar caminhos para novos estudos, demonstrando aos profissionais de saúde e gestores o quão desafiante e complexa é a implementação de programas e ações que visem a efetividade do controle da tuberculose no estado da Paraíba.

Capítulos

  • A INTEGRALIDADE NA PERSPECTIVA DA ALTERIDADE:
    TRILHANDO UM CAMINHO PARA O CUIDADO DE ENFERMAGEM AO IDOSO COM TUBERCULOSE
    Janaína von Söhsten Trigueiro, Renata Figueiredo Ramalho Costa de Souza, Sérgio Augusto Freire de Souza, Annelissa Andrade Virgínio de Oliveira, Haline Costa dos Santos Guedes
  • CUIDADO AO PACIENTE COM TUBERCULOSE EM HOSPITAL DE REFERÊNCIA NA PARAÍBA:
    PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS
    Rita de Cassia Cordeiro de Oliveira, Maricarla Eleotério do Nascimento, Carla Braz Evangelista, Ronny Anderson de Oliveira Cruz, Amanda Haissa Bairros Henriques
  • PERFIL CLÍNICO E EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS DE TUBERCULOSE NOS PRESÍDIOS DA PARAÍBA
    Kallyany Santos Sousa, Nadjahélia de Lima Azevedo, Rayanne Santos Alves, Annelissa Andrade Virgínio de Oliveira, Séfora Luana Evangelista de Andrade
  • PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA COINFECÇÃO TB-HIV NO ESTADO DA PARAÍBA
    Ana Caroline Ferreira da Silva, Milena Kaline da Costa Silva, José Nildo de Barros Silva Júnior, Jordana de Almeida Nogueira, Séfora Luana Evangelista de Andrade
  • EXPERIÊNCIAS DE ADOECIMENTO DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA POR TUBERCULOSE
    Khivia Kiss da Silva Barbosa, Jordana de Almeida Nogueira, Marcelo Eduardo Pfeiffer Castellanos, Annelissa Andrade Virgínio de Oliveira, Ana Cristina de Oliveira e Silva
  • A TUBERCULOSE NA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA:
    ATUAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE E AS DIFICULDADES PARA O CONTROLE DA DOENÇA
    Rodrigo Pinheiro Fernandes de Queiroga, Andréa Gazzinelli Corrêa de Oliveira
  • A VULNERABILIDADE SOCIAL DAS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA E AS POLÍTICAS PARA O CONTROLE DA TUBERCULOSE NESSA POPULAÇÃO
    Rodrigo Pinheiro Fernandes de Queiroga, Andréa Gazzinelli Corrêa de Oliveira
  • PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE CONTROLE DA TUBERCULOSE EM PESSOAS IDOSAS:
    discurso dos sujeitos gestores
    Adriana Maria da Silva, Maria das Graças Nogueira Ferreira, Salmana Rianne Pereira Alves, Dilyane Cabral Januário, Débora Raquel Soares Guedes Trigueiro
  • CUIDADO AO IDOSO COM TUBERCULOSE:
    DISCURSO DE FAMILIARES
    Lilia de Medeiros Alcantara, Amanda Haissa Bairros Henriques, Sthephanie de Abreu Freitas, Rita de Cassia Cordeiro de Oliveira, Anne Jaquelyne Roque Barrêto
  • DISCURSO DOS ENFERMEIROS A RESPEITO DOS ATRIBUTOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA COMUNS À PRÁTICA DO CUIDADO REALIZADO AOS HOMENS IDOSOS COM TUBERCULOSE
    Sthephanie de Abreu Freitas, Edna Marília Nobrega Fonseca de Araújo, Amanda Haissa Bairros Henriques, Sérgio Augusto Freire de Souza, Anne Jaquelyne Roque Barrêto
  • FRAGILIDADES QUANTO À GESTÃO DO CUIDADO AO IDOSO COM TUBERCULOSE:
    DISCURSO DOS ENFERMEIROS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
    Edna Marília Nobrega Fonseca de Araújo, Amanda Haissa Bairros Henriques, Anne Jaquelyne Roque Barrêto, Sérgio Augusto Freire de Souza, Sthephanie de Abreu Freitas
  • RETARDO DO DIAGNÓSTICO DA TUBERCULOSE NOS SERVIÇOS DE SAÚDE
    REVISÃO INTEGRATIVA
    Fernanda Araújo da Costa, Lauremília Maria Gomes Pereira, Dayse Caetano Beserra Dias Sobreira, Arieli Rodrigues Nóbrega Videres, Anne Jaquelyne Roque Barrêto

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anne Jaquelyne Roque Barrêto, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Universidade Federal da Paraíba vinculada ao Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva. Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - PPGENF/UFPB. João Pessoa, Paraíba, Brasil. Líder do Grupo de Estudos e Qualificação em Tuberculose da Paraíba - GEOTB/PB.

Adriana Maria da Silva

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, Campus de Cuité/PB. Residência em Saúde Coletiva pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde do Recife - PRMSC/SESAU/IMIP.

Amanda Haissa Bairros Henriques

Enfermeira pela Universidade Federal de Campina (UFCG) - campus Cuité-PB. Especialista em Saúde da Família pela FIP, Mestre em Enfermagem pelo PAPGEnf UPE/UEPB. Membro do Grupo de Estudos e Qualificação em Tuberculose da Paraíba (GEOTB/PB). Docente EBTT  do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba/IFPB, Campus Avançado João Pessoa Mangabeira/PB.

Ana Caroline Ferreira da Silva

Enfermeira. Graduada em Enfermagem pela Faculdade UNINASSAU. João Pessoa. Técnica em Enfermagem. Escola de Enfermagem São Vicente de Paula.

Ana Cristina de Oliveira e Silva

Enfermeira. Professora adjunto da UFPB, vinculado ao Departamento de Enfermagem Clínica. Professora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem - PPGENF/UFPB. Possui doutorado pela Universidade de São Paulo - USP pelo Programa de Pós- graduação em Enfermagem Fundamental. Vice-coordenadora da residência multiprofissional do Hospital Universitário Lauro Wanderley. Líder do Núcleo de estudos e pesquisas em agravos infecciosos e qualidade de vida - NEPAIQV.

Andréa Gazzinelli Corrêa de Oliveira

Enfermeira. Possui doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo. É professora titular aposentada da Escola de Enfermagem da UFMG atuando como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFMG. Foi Pesquisadora Visitante no Centers for Disease Control and Prevention (CDC) -Atlanta/USA. É Pesquisadora 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico -CNPq.

Annelissa Andrade Virgínio de Oliveira

Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Brasília (UnB). Enfermeira do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro do grupo de Estudos e qualificação em tuberculose da Paraíba - GEOTB/PB.

Arieli Rodrigues Nóbrega Videres

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras-PB. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Assistência para a Saúde Humana (GEPASH/UFCG) e Grupo de Pesquisa e Qualificação em Tuberculose (GRUPO TB/PB -UFPB).

Dayse Caetano Beserra Dias Sobreira

Enfermeira pela Universidade Federal da Paraíba. Membro do Grupo de Estudos e Qualificação em Tuberculose da Paraíba (GEO/TB). Coordenadora da Atenção Primária à Saúde/Secretaria Municipal de Saúde de Lavras da Mangabeira, estado do Ceará.

Débora Raquel Soares Guedes Trigueiro

Enfermeira. Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba. Integra o Grupo de Estudo e Qualificação em Tuberculose da Paraíba (Grupo TB/PB) e o Núcleo de Estudo em HIV/Aids, Saúde e Sexualidade da Paraíba (NEHAS/PB). Professora da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (FACENE) e coordenadora e corpo docente do Mestrado Profissional em Saúde da Família da FACENE.

Dilyane Cabral Januário

Enfermeira. Especialista em Centro Cirúrgico e CME. Membro do grupo de Estudos e qualificação em tuberculose da Paraíba (GEOTB/PB).

Edna Marília Nobrega Fonseca de Araújo

Enfermeira pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem – PPGENF da UFPB. Membro do Grupo de Estudo e Qualificação em Tuberculose da Paraíba (Grupo TB/PB). Atua na assistência no Hospital Municipal Dr. Newton Azevedo - Secretaria Municipal de Saúde de Natal. João Pessoa, PB, Brasil

Fernanda Araújo da Costa

Enfermeira pela Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité.

Haline Costa dos Santos Guedes

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba. Membro do Grupo de Estudos e qualificação em tuberculose da Paraíba (GEOTB/PB).

Lauremília Maria Gomes Pereira

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba. Membro do Grupo de Estudos e Qualificação em Tuberculose da Paraíba (GEO/TB).

Janaína von Söhsten Trigueiro

Enfermeira e Fonoaudióloga. Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Adjunta do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB. Membro do grupo de Estudos e qualificação em tuberculose da Paraíba (GEOTB/PB) e do Grupo de Estudos em Diversidade, Educação, Saúde e Fonoaudiologia (GEDESF).

Jordana de Almeida Nogueira

Enfermeira. Doutorado e Pós-doutorado em Enfermagem e Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto- EERP-USP. Integrou o Grupo de Estudos Epidemiológico-Operacionais em Tuberculose (GEOTB) da Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose (2002- 2018). Bolsista Produtividade em Pesquisa, Líder do Núcleo de Estudo em HIV/aids, Saúde e Sexualidade (NEHAS/UFPB) e pesquisador colaborador do Grupo de Estudos Operacionais em HIV/aids da EERP/USP.

José Nildo de Barros Silva Júnior

Enfermeiro. Especialista em Enfermagem e Saúde da mulher. Mestrando em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (PPGENF/UFPB). Membro do grupo de Estudos e qualificação em tuberculose da Paraíba (GEOTB/PB).

Kallyany Santos Sousa

Enfermeira. Graduada em Enfermagem pela Faculdade UNINASSAU. João Pessoa. Enfermeira do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires.

Khivia Kiss da Silva Barbosa

Enfermeira. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPB. Professora adjunta da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Assistente de pesquisa do Grupo de Estudos e Qualificação em Tuberculose da Paraíba (GEOTB/PB) UFPB e Pesquisadora no Núcleo de Cuidados Paliativos da UFCG (NECUP/UFCG).

Lilia de Medeiros Alcantara

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem – PPGENF – UFPB. Teleconsultora de Enfermagem do Telessaúde Brasil Redes/Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS-JP) e Assessora Técnica da Gerência da Atenção Básica (SMS-JP). Membro do Grupo de Estudos e Qualificação em Tuberculose da Paraíba (GEOTB/PB).

Marcelo Eduardo Pfeiffer Castellanos

Sociólogo. Doutorado (2007) em Saúde Coletiva pela UNICAMP. Realizou pós-doutorado em sociologia na Université Pierre-Mendès-France (2015), com o apoio da CAPES. Atualmente, é professor associado no Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal da Bahia. Integra o Programa de Estudos em Doenças Crônicas Não-Transmissíveis, Curso de Vida e Envelhecimento - UFBA, grupo de pesquisa cadastrado no CNPq.

Maria das Graças Nogueira Ferreira

Enfermeira, graduada pela Faculdade de Enfermagem Nova Esperança -FACENE. Especialização em Urgência e Emergência. Atualmente é professora/preceptora das Faculdades de Enfermagem Nova Esperança/FACENE. Mestrado em andamento, em Saúde da Família nas Faculdades Nova Esperança/FACENE.

Milena Kaline da Costa Silva

Enfermeira. Graduada em Enfermagem pela Faculdade UNINASSAU. João Pessoa. Especializando em ginecologia e obstetrícia pela Faculdade de Enfermagem São Vicente de Paula (FESVIP). Coordenadora da Imunização da Prefeitura municipal de Bayeux-PB.

Nadjahélia de Lima Azevedo

Enfermeira. Graduada em Enfermagem pela Faculdade UNINASSAU. João Pessoa. Pós-graduanda em ginecologia e obstetrícia pela Faculdade de Enfermagem São Vicente de Paula (FESVIP). Enfermeira na unidade básica de saúde Hélder Targino Maranhão, Araruna- PB.

Rayanne Santos Alves

Enfermeira. Mestra em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem PPGENF-UFPB. Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Modelos de Decisão e Saúde. Docente do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ).

Renata Figueiredo Ramalho Costa de Souza

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Enfermeira Obstetra com atuação no Posto de Coleta de Leite Humano da maternidade do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW/UFPB). Enfermeira do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Complexo Hospitalar Clementino Fraga-PB. Membro do grupo de Estudos e qualificação em tuberculose da Paraíba (GEOTB/PB).

Rita de Cassia Cordeiro de Oliveira

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – PPGENF/UFPB. Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ). Professora Substituta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba/IFPB, Campus Avançado João Pessoa Mangabeira/PB. Pesquisadora do Grupo de Estudo e Qualificação em Tuberculose da Paraíba (GEOTB/PB).

Rodrigo Pinheiro Fernandes de Queiroga

Enfermeiro. Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor da Universidade Federal de Campina Grande, integrando o Núcleo de Pesquisa e Estudos em Saúde Coletiva (NUPESC); integra também o Grupo de Estudo e Qualificação em Tuberculose da Paraíba (GRUPO TB/PB) pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Universidade Federal da Paraíba, vinculado à Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose (REDE TB).

Ronny Anderson de Oliveira Cruz

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFPB. Especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva, Especialista em Gestão em Emergências e Desastres, Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o Tratamento de Feridas (GEPEFE /UFPB). Professor do Curso de Graduação em Enfermagem no Centro Universitário de João Pessoa/UNIPÊ.

Salmana Rianne Pereira Alves

Enfermeira. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família, nível Mestrado Profissional pela Faculdade de Enfermagem Nova Esperança. Professora da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (FACENE). Coordenadora do projeto de Extensão FAPH - FACENE no Atendimento Pré-Hospitalar.

Séfora Luana Evangelista de Andrade

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (PPGENF/UFPB). Mestra em Enfermagem. Especialista em Saúde Pública CBPEX/PB. Licenciada em Enfermagem pela UFPB. Membro do grupo de Estudos e qualificação em tuberculose da Paraíba (GEOTB/PB). Membro do Núcleo de estudo em HIV/Aids, saúde e sexualidade.

Sérgio Augusto Freire de Souza

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Campinas (UNICAMP), na área de Análise de Discurso. Líder do Grupo de Pesquisa Discurso e Práticas Sociais (UFAM/CNPq). Docente associado da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Licenciado em Letras e Psicologia pela UFAM.

Sthephanie de Abreu Freitas

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem – PPGENF/UFPB. Membro do Grupo de Estudos e Qualificação em Tuberculose da Paraíba (GEOTB/PB). Orientadora Educacional na Editora Brasileiro & Passos, João Pessoa-PB, Brasil.

Carla Braz Evangelista

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba/PPGENF/UFPB. Doutoranda em Enfermagem pelo PPGENF/UFPB. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem no Centro Universitário de João Pessoa/UNIPÊ.

Maricarla Eleotério do Nascimento

Enfermeira pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ). Pós-Graduanda em Centro Cirúrgico, Recuperação anestésica e Central de material e esterilização. Técnica em Enfermagem no Hospital Universitário Lauro Wanderley HULW/UFPB.  

Referências

As referências estão registradas em cada capítulo do e-book.

Downloads

Publicado

December 10, 2020

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-65-5942-050-6