A produção de pesquisa qualitativa na perspectiva crítico-refletiva dialógica: intertextos entre a Psicologia e a Linguagem

Autores

Keilla Rebeka Simões Oliveira de Freitas (ed)
Universidade Federal da Paraíba
Sandra Patrícia Ataíde Ferreira (ed)
Fabíola Mônica da Silva Gonçalves (ed)

Palavras-chave:

Psicologia Histórico-Cultural, Vigotski, Bakhtin, Linguagem

Sinopse

Este livro visa a disponibilizar para pesquisadores, professores, estudantes da graduação e da pós-graduação pesquisas qualitativas que privilegiam a interface entre as áreas da psicologia (cognitiva, da linguagem, do desenvolvimento), da educação e da filosofia da linguagem, com ênfase na epistemologia da psicologia histórico-cultural de Vigotski e do dialogismo da linguagem de Bakhtin.

A finalidade é lançar luz sobre a continuidade do projeto de ciência engendrado por esses teóricos a partir de propostas de (re)formulação metodológica criadas pelos pesquisadores do GEPELLL no próprio processo de produção de conhecimento sobre o objeto que investigam.

Nesse fazer científico, o grupo tem levado a cabo pesquisas com sujeitos de diferentes faixas etárias, no contexto em que o fenômeno investigado acontece. Deste modo, dos cinco capítulos que compõem este livro, os três primeiros focam o processo de produção de sentidos da leitura por estudantes da escola básica ou do ensino superior, com ênfase nos aspectos enunciativos-discursivos desta atividade humana, o quarto enfatiza a compreensão textual de sujeitos idosos e o quinto, as significações em torno da origem de um programa de formação de professores alfabetizadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, E. G. O livro de literatura infantil no primeiro ciclo: um estudo sobre a mediação escolar da literatura em um contexto socioeconomicamente desfavorecido (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

AGUIAR, W. M. J.; OZELLA, S. Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 94, n. 236, 2013.

BAJARD, E. Da escuta de textos à leitura. São Paulo: Cortez, 2007.

BAKHTIN, M. M. (Volochinov). Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Editora Hucitec, 1981 (Originalmente publicado em 1929).

BAKHTIN, M. M. A estética da criação verbal. 2 ed. Trad. Maria Ermantiga Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1997. (Originalmente publicado em 1979).

BARBOSA, A. A. de A. O agir de produção de sentidos no processo de interpretação em diários de leitura/blog por estudante universitário (Dissertação de Mestrado). Departamento de Psicologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.

BARROS, D. L. P. Contribuições de Bakhtin às teorias do discurso. In Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. Beth Brait (Org), 2ª edição. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2005.

BARROS, J. P. P. Constituição de "sentidos" e "subjetividades": aproximações entre Vygostky e Bakhtin. ECOS-Estudos Contemporâneos da Subjetividade, 2(1), 133-146, 2012.

BARROS, J. P. P.; PAULA, L. D.; PASCUAL, J. G.; COLAÇO, V. F.; XIMENES, V. M. O conceito de “sentido” em Vygotsky: considerações epistemológicas e suas implicações para a investigação psicológica. Psicologia & Sociedade, 21(2), 174-181, 2009.

BRANCO, A.; DA ROCHA, R. F. A questão da metodologia na investigação científica do desenvolvimento humano. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 14, n. 3, p. 251-258, 1998.

BRANDÃO, A. C. P.; ROSA, E. C. A leitura de textos literários na sala de aula: é conversando que a gente se entende. Explorando a literatura no ensino fundamental. Brasília, DF: MEC, p. 69-88, 2010.

CLOT, Y. Vygotski: para além da Psicologia Cognitiva. Pro-Posições, 17, 2 (50), 19-30, 2006.

CORSINO, P. Literatura na educação infantil: possibilidades e ampliações. In PAIVA, A.; MACIEL, F.; COSSON, R. Literatura: ensino fundamental. Coleção explorando o ensino, v. 20, 2010.

COSTA, M. M.; RAMOS, F. B.; PANOZZO, N. S. P. Educação infantil: literatura como espaço de fruição. Signo, v. 32, n. 53, p. 128-140, 2008.

FARACO, C. A. Seminário Bakhtin, autoria, axiologia e heteroglossia. s.l.: Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2009.

FIORIN, J. L. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2008.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3ª ed. Artmed, 2009.

FREITAS, M. T. A. Nos textos de Bakhtin e Vigotski: um encontro possível. In Beth Brait (Org). Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. 2ª ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2005.

MAGALHÃES, M. C. C.; OLIVEIRA, W. Vygotsky e Bakhtin/Volochinov: dialogia e alteridade. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, 5, 103-115, 2011.

MARCUSCHI, L. A. Exercícios de compreensão ou copiação nos manuais de ensino de língua? Em Aberto, Brasília, ano 16, n.69, 1996.

OLIVEIRA, K. R. S. de. Compreensão de textos literários na educação infantil: Rodas de leitura e mediação docente (Dissertação de Mestrado). Departamento de Psicologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.

REGO, T. C. Vygotsky: Uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Editora Vozes, 2008.

SOUZA, R. J.; MARTINS, I. A. Educação infantil e literatura: um direito a sonhar, ampliar e construir repertório. CONJECTURA: filosofia e educação, v. 20, n. Espec, p. 221-239, 2015.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. In Pensamento e Linguagem. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009 (Originalmente publicado em 1934).

Downloads

Publicado

May 17, 2021

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-65-5942-099-5