Marxismos na contemporaneidade: tópicos de política, economia e direito

Autores

Jaldes Reis Meneses
Rubens Pinto Lyra

Sinopse

O pensamento de Marx sempre foi crítico, revisionista, no melhor sentido da palavra, questionando com a veemência e ironia o senso comum e as verdades estabelecidas. Não à-toa, o pensador alemão, em meados do século XIX, foi cercado por um muro de hostilidade.
No entanto, e progressivamente, suas concepções disseminaram-se pela Europa e pelo mundo e isto aconteceu porque eram incontornáveis, por sua abrangência e profundidade, correspondendo às demandas de análise e compreensão do sistema capitalista. Este, desde então, passara a dominar o mundo da economia, da política e dos valores culturais.
Estruturando-se em partidos políticos, porém, o pensamento de Marx tornou-se ""marxismo"". Emergiu uma primeira ortodoxia no âmbito da social-democracia alemã e da Internacional Socialista. O revisionismo, inerente ao pensamento crítico e à investigação científica, tounou-se anátema.
A intolerância ganhou força no contexto do marxismo russo e do comunismo soviético. Potencializaram-se, condicionadas por difíceis circunstâncias históricas, tendências autoritárias latentes. O revisionismo foi caçado e cassado. Oposições viraram dissidências e aos dissidentes restavam o exílio ou a prisão ou a morte.
Entretanto, as ideias de Marx continuaram dançando no ar do tempo, estimulando pesquisas e incentivando a criatividade, propondo questionamentos, na contra-corrente de repressões vãs, incapazes de compreender que é inútil combater ideias com tiros.
Depois da desagregação da União Soviética e do socialismo ""realmente existente"", anunciou-se, mais uma vez, a morte do pensamento de Marx. Mas os vaticínios sombrios não se confirmaram nem assustaram novas levas de revisionistas, críticos ao pensamento crítico de Marx. 
Uma boa seleção deste revisionismo encontra-se nas páginas deste livro. A recuperação de pensadores malditos, como Kautsky e Lukács, a reflexão sobre o socialismo soviético e seu legado; as crises e os impasses atuais do socialismo e a investigação do Direito e da Política à luz das ideias de Marx. Os textos sobre esses pensadores evidenciam que as ideias de Marx estão bem vivas, e que a única forma de mantê-las vivas é através de exercícios críticos. Assim elas nasceram e se afirmaram e só assim poderão continuar a servir de fermento para a construção de um mundo alternativo, livre, democrático e socialista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

August 6, 2014