Inovação Radar da Inovação: fundamentos teóricos e práticas no Nordeste

Autores

Ana Maria Magalhães Correia (ed)
Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Helen Silva Gonçalves (ed)

Sinopse

A busca por inovação é constante, o que a torna continuamente mais presente e necessária. As inovações podem ser definidas como processos de criação e desenvolvimento de uma ideia que resulta em um novo produto ou novo processo de produção ou ainda, em um incremento de um produto já existente. As inovações podem também estar associadas à mudança, ampliação ou diferenciação de ramo de produção, além da forma de organização das empresas. Existem formas diferentes de mensurar os processos inovadores dentro de uma organização, e uma dessas formas é por meio da ferramenta radar da inovação. Ela pode proporcionar a oportunidade das organizações conhecerem em quais dimensões estão inovando e pode contribuir para que, o foco das estratégias de inovação possa ser voltado para cada dimensão do radar. Essa ferramenta pode ajudar a organização a se conhecer melhor com relação a suas estratégias competitivas inovadoras, e se posicionar de forma mais agressiva no mercado. Alguns dos registros de pesquisas realizadas que constituem esse livro são análises das contribuições da ferramenta radar da inovação em micro e pequenas empresas de vários setores do Rio Grande do Norte.O  leitor dessa obra verá a aplicação do radar da inovação nos setores de serviços por meio de uma empresa de eventos, no setor de incubação de empresas, no setor industrial por meio de uma indústria de cerâmica e por fim, no setor de tecnologia, por meio do estudo em startups. Dessa forma, este livro traz uma grande contribuição à sua IES ao destacar a importância da mensuração da inovação por essas empresas, para tornar possível analisar as necessidades, propor soluções e identificar os pontos fortes e inovadores. Além disso, o radar da inovação é importante por ser uma ferramenta com uma abordagem mais completa, também sendo utilizado pelo SEBRAE.

Capítulos

  • Capítulo 1 - Fundamentos Teóricos
  • Capítulo 2: Caso 1 - Radar da inovação: estudo em uma empresa de eventos
  • Capítulo 3: Caso 2 - Radar da inovação: uma análise em empresas incubadas de uma IES
  • Capítulo 4: Caso 3 – Radar da inovação: uma análise do grau de inovação organizacional em indústrias de cerâmica
  • Capítulo 5: Caso 4 – Radar da inovação: uma análise em startups

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

August 10, 2022

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-65-5942-177-0