Sistema linguístico escrito em crianças com implante coclear

Autores

Thereza Sophia Jácome Pires, Universidade Federal da Paraíba; Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante, Universidade Federal da Paraíba; Mônica Dias Palitot, Universidade Federal da Paraíba; Carla Alexandra Moita Minervino; Amanda Trajano Batista, Universidade Federal da Paraíba; Eduardo Lucas Sousa Éneas, Universidade Federal da Paraíba; Henrique Miguel de Lima Silva, Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Implante coclear; Multimodalidade; Gesto; Letramento.

Sinopse

Os estudos linguísticos têm demonstrado uma interface de conhecimento com outras áreas no que diz respeito à aquisição e desenvolvimento da linguagem oral e escrita, demonstrando interesse em pesquisar e analisar aspectos como os padrões típicos e os patológicos que exercem influência na linguagem de forma geral, a exemplo dos casos relacionados à surdez. O Implante Coclear tem como proposta ampliar a percepção a nível fisiológico dos sons, podendo ser utilizado por pessoas com surdez com grau severo-profundo. Segundo Bellotti (2014) e Cruz (2016), a aquisição da linguagem escrita destas crianças ocorre por meio da língua oral ou pela linguagem gestual, e o período de privação auditiva influencia na aquisição do português . Desta forma, este ebook tem como objetivo analisar a apropriação do sistema linguístico escrito de uma criança surda com implante coclear, sob a ótica do letramento, numa perspectiva da linguagem enquanto instância multimodal. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thereza Sophia Jácome Pires, Universidade Federal da Paraíba

Professora da Universidade Federal da Paraíba- UFPB/ Centro de Educação. Doutora e Mestre em Linguística - PROLING / UFPB. Especialista em Psicopedagogia - UNIPÊ. Graduada em Fonoaudiologia -UNIPÊ. Coordenadora do grupo de pesquisa Teaprendizagem- UFPB. Atua em pesquisas nas áreas relacionadas a Linguagem oral, Leitura,Escrita e Inclusão. Pesquisadora do grupo de pesquisa em Transtornos Infantis,Família e Aprendizagem - NESMEP.

Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco (1989), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Aquisição da Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição da linguagem, interação mãe-bebê, prosódia, multimodalidade, letramento. É Bolsista de produtividade em pesquisa pelo CNPq

Mônica Dias Palitot, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Psiocologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (2010), possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba e Mestrado em Educação (2000) pela Universidade Federal da Paraíba. Professora Adjunta IV da UFPB, Departamento de Psicopedagogia, no Centro de Educação. Presidente da Comissão Própria de Avaliação da UFPB (CPA/UFPB). Pesquisadora e coordenadora do Grupo de Pesquisa TEAPRENDIZAGEM e do Grupo de pesquisa Aspectos Psicológicos e Sociais da Aprendizagem (GPAPSA) integrado ao Núcleo de Estudos Saúde Mental, Psicometria e Educação (NESMEP).

Carla Alexandra Moita Minervino

Professor Associado da Universidade Federal da Paraíba. Professor do Programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Neurociência Cognitiva e Comportamental (PPgNeC), Linha de pesquisa Psicobiologia: Processos Psicológicos Básicos e Neuropsicologia. Líder do grupo de pesquisa: Estudos em Saúde Mental, Educação e Psicometria (NESMEP), Coordenador do Laboratório de Neurociências, Educação e Saúde (LabNES).

Amanda Trajano Batista, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Psicologia Social pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia Social(Ppgs) na UFPB. Mestre em psicologia social pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia Social (Ppgs)na UFPB. Possui formação em Psicologia - habilitação formação de psicólogo - pela Universidade Federal da Paraíba, e graduação em Psicopedagogia em andamento.  

Eduardo Lucas Sousa Éneas, Universidade Federal da Paraíba

Mestrado pelo Programa de Pós graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de leitura, microcefalia, transtorno do espectro autismo, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, consciência fonológica, psicopedagogia e desenvolvimento infantil. 

Henrique Miguel de Lima Silva, Universidade Federal da Paraíba

Professor Adjunto I da Universidade Federal Federal da Paraíba - UFPB/Campus I, lotado no Departamento de Linguística e Língua Portuguesa - DLPL/CCHLA. Possui graduação em Letras, Português, Inglês e suas Literaturas pela Universidade de Pernambuco UPE (2009-2012). Mestre (2013-2015) e Doutor (2015-2018) em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba PROLING/UFPB.

Downloads

Publicado

February 8, 2021

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-65-5942-074-2