Ruínas incômodas: sobrevivência e apagamento na obra Plasmatio de José Rufino

Autores

Robson Xavier Costa
Lucian Januário, Mestre
Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Artes Visuais, Arte Contemporânea, Pesquisa em/sobre Artes Visuais, José Rufino, Plasmatio

Sinopse

Neste livro analisamos a obra Plasmatio, do artista José Rufino. O objetivo geral foi analisar as principais categorias teóricas e conceitos presentes em Plasmatio, pois partimos da hipótese de que o artista trabalha com mais elementos dos quais utilizamos para experienciar o tempo, não apenas a memória, de forma que o esquecimento, o apagamento, a saudade e o anacronismo são fundamentais na construção dessa relação. Como metodologia aplicamos a pesquisa qualitativa por meio da utilização de entrevista semiestruturada, análise documental e revisão bibliográfica, que além de ser feita sobre a produção de José Rufino, incluiu também a articulação com conceitos como hipermodernidade em Gilles Lipovetsky, memória e esquecimento em Andreas Huyssen e anacronismo em Georges Didi-Huberman. Utilizamos as reflexões sobre a saudade, afeto de grande importância em Plasmatio, e o conceito de capitalismo como religião em Walter Benjamin como meio de compreender o pathos sacrificial que atravessa a obra e se apresenta no Sudário de Plasmatio.

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Biografia do Autor

Lucian Januário, Mestre, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Artes Visuais - História, Teoria e Processos de Criação em Artes Visuais (Universidade Federal da Paraíba) e graduado em Artes Visuais (UNIASSELVI). Suas principais áreas de interesse são arte contemporânea, corpo, memória e historiografia da arte.

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Publicado

December 9, 2020

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-65-5942-029-2