A narrativa do herói: um mito chamado Naruto

Autores

Francisco Alves da Silva
UFPB
Fellipe Sá Brasileiro

Palavras-chave:

Mito Oriental; Anime; Herói Shounen; Cultura Pop Japonesa.

Sinopse

O presente estudo discute o processo de constituição do herói a partir da análise do anime Naruto. Com base em estudos de Campbell (1997), Luyten (2011), Yin (2015), dentre outros, verificamos como os animes e mangás se mostram como expoentes da cultura pop japonesa e como ela se relaciona com o mercado consumidor brasileiro. Sendo assim, vemos a força midiática na difusão de produtos culturais japoneses e como ela constrói uma identidade, construindo novas relações imaginárias no/do cotidiano ocidental das crianças e jovens. Para a construção deste projeto, nos propomos nos apoiar no método bibliográfico e no estudo de caso para compreendermos a transformação de um personagem criado sob um viés mitológico oriental se torna universal e comercial. Já no ponto de vista da criatividade, Panofsky (1982) nos ajuda a compreender quais são as estratégias criativas na concepção do herói pop japonês e identificar as marcas desse discurso nos personagens da série Naruto. Fizemos, no presente estudo, uma análise comparativa através da trajetória do protagonista da série com a associação mitológica da Raposa de Nove Caudas. Conclui-se que a estrita relação consumidor e produto dentro da cultura pop japonesa deve ser aprofundada para uma melhor compreensão do fenômeno, tendo em vista a sua considerável importância sociocultural na realidade brasileira.

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Biografia do Autor

Francisco Alves da Silva, UFPB

Mestre em Comunicação e Culturas Midiáticas pela UFPB. MBA em Produção de Conteúdo para mídias digitais pelo CINTEP (Especialização) e Designer Gráfico pelo IFPB (Graduação). Participou dos grupos de pesquisa: Gmid (Processos e Linguagens Midiáticas), Gruprj e Objor (Jornalismo, Gênero e Educominicação). Desenvolve pesquisas nas áreas de Comunicação Visual e Cultura Pop Japonesa com ênfase nos Animes e seus processos criativos.

Fellipe Sá Brasileiro

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela UFPB. MBA pela Fundação Getúlio Vargas (Especialista) e Graduado em Comunicação Social pela UFPB. Professor Adjunto do departamento de Comunicação e integrante do PPGC/UBPB. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Práticas Informacionais em Ambientes Digitais e literacia informacional digital.

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Publicado

December 18, 2020

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-65-5942-039-1