Gestão de pessoas por competências nas instituições públicas federais: 2ª Edição - Revisada e Ampliada

Autores

Anielson Barbosa da Silva

Sinopse

Este livro tem como objetivo contribuir para a difusão de experiências de pesquisadores e servidores públicos em cargos de gestão que foram preparados academicamente para compreenderem melhor a dinâmica da gestão de pessoas por competências no setor público.

Na segunda edição desta obra, foram agregados outros pesquisadores e servidores públicos preocupados não apenas com as dimensões que envolvem a prática da gestão de pessoas, mas também com o trabalho e a subjetividade do servidor público, que passa por uma crise de identidade e da necessidade de ressignificação do trabalho; vivencia condições de trabalho precárias e com impacto na saúde mental, além de situações de assédio moral e dilemas em relação à aposentadoria. Por outro lado, sinalizam caminhos para melhoria da qualidade de vida no trabalho e para a gestão das emoções. A incorporação desses capítulos nesta obra sinaliza que não é preciso apenas modernizar os processos de gestão de pessoas. É necessário resgatar a imagem do servidor público, oferecer boas condições de trabalho e criar um clima organizacional favorável ao bom desempenho de suas atividades. A gestão das emoções também se configura como um dos grandes desafios para minimizar os riscos de absenteísmo, afastamentos no trabalho por transtornos mentais e comportamentais e assédio moral.

Os 23 pesquisadores e servidores públicos que integram a obra estão vinculados a doze instituições localizadas nas regiões Nordeste, Norte, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil e grande parte já vivenciou a experiência como gestor da área de gestão de pessoas de suas instituições ou deram apoio técnico a outras instituições na implantação de programas e processos de gestão de pessoas.

O livro está estruturado em quatro partes. A primeira aborda a gestão de pessoas por competências numa perspectiva dinâmica, a partir de uma reflexão sobre a evolução histórico-legal da gestão de pessoas no setor público, como também uma abordagem conceitual sobre a gestão por competências.  Também apresenta uma abordagem prática para o planejamento estratégico de gestão de pessoas e diretrizes e etapas para a implantação de um sistema de gestão de pessoas por competências. Nosso objetivo nesta primeira parte é ajudar o leitor a entender a evolução da gestão de pessoas e indicar caminhos que podem ser trilhados pelos gestores públicos na implantação do planejamento estratégico e a gestão de pessoas por competências.

A segunda parte discute as Estratégias de Gestão de Pessoas por Competências. Está estruturada em capítulos, que abrangem a provisão de servidores nas instituições públicas, o plano de desenvolvimento por competências, a proposição de um sistema de capacitação baseado em competências (SCBC) e a gestão de desempenho por competências.

Os capítulos procuram indicar caminhos e apontam diretrizes, desafios e processos para a implantação de estratégias que potencializam a difusão da gestão de pessoas por competências.

A terceira e última parte do livro abrange a discussão sobre os vínculos entre aprendizagem e desenvolvimento de competências e está estruturada em cinco capítulos, que abordam o papel da mentoria na socialização de servidores públicos como estratégia para a gestão de pessoas por competências, a relação entre capacitação e desenvolvimento de competências, as competências gerenciais na gestão pública, a aprendizagem e desenvolvimento de competências coletivas e gerenciais.  

Partimos do princípio de que as ações de aprendizagem são fundamentais no desenvolvimento de competências e há uma maior ênfase para a dimensão gerencial e coletiva, pois acreditamos que a aprendizagem e o desenvolvimento de competências podem tornar os gerentes agentes de transformação das práticas de gestão de pessoas nas  no setor público pela sua relevância nos processos de formulação de estratégias, delimitação de políticas públicas e do acompanhamento das ações dos servidores no contexto da ação profissional.

A quarta e última parte do livro possui cinco capítulos sobre temas associados às competências, trabalho e subjetividade. Essa parte foi incluída na segunda edição desta obra pela necessidade de incorporar uma reflexão mais crítica e prospectiva sobre o trabalho do servidor público e as implicações sobre o significado de ser servidor público, suas condições e processos de trabalho, a qualidade de vida e as emoções.

Os capítulos abordam os estigmas e vocação associados a ser servidor público, a relação entre condições de trabalho, mobilização de competências e impacto na saúde psíquica do servidor público, o assédio moral e os desafios para aposentadoria no serviço público, como também uma visão para além do assistencialismo nos programas de qualidade de vida no setor público e a gestão das emoções, com ênfase no desenvolvimento de competências socioemocionais  no trabalho de servidores públicos.  

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Publicado

July 2, 2021

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-65-5942-115-2