Comunidade de prática com foco em gestão do conhecimento: modelo para o ambiente contábil de Universidades Federais brasileiras

Autores

Suzana de Lucena Lira
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
https://orcid.org/0000-0002-2394-8289
Emeide Nóbrega Duarte
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
https://orcid.org/0000-0003-2446-3125

Sinopse

A comunidade de prática é considerada uma estratégia de gestão do conhecimento que promove o aprendizado, o compartilhamento e o desenvolvimento de pessoas que se integram em grupo, como meio de uni-las em prol de alavancar o conhecimento individual e coletivo, para incentivar a criação, a inovação e a utilização da informação e do conhecimento nas organizações. A gestão do conhecimento estimula essa interação, por meio de favorecimento de ambientes propícios onde o conhecimento floresce, desenvolve-se e transforma-se em novos conhecimentos. A obra objetivou analisar o ambiente de interação ao compartilhamento de conhecimentos no setor contábil público das universidades federais brasileiras, como base para proposição de um modelo de comunidade de prática. Para promoção do compartilhamento, do intercâmbio e da aprendizagem para a construção de conhecimentos, alavancando o potencial dos contadores, aperfeiçoando as técnicas, auxiliando o processamento das práticas e procedimentos contábeis, e promovendo a troca de conhecimentos na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzana de Lucena Lira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Ciência da da Informação no programa PPGCI/UFPB, obtenção do título em 2019. Mestre em Ciência da Informação pelo programa PPGCI/UFPB, obtenção do título em 2012, aprovada com distinção. Possui Especialização em Contabilidade Gerencial pela UFPB (1993), graduação em Bacharelado em Ciências Contábeis pela UFPB (1990) e graduação em Bacharelado em Direito pela UEPB (1997). É integrante do Grupo de Pesquisa na UFPB: Informação, Aprendizagem e Conhecimento - GIACO, Coordenado pela Profª Dra. Emeide Nóbrega Duarte.

Emeide Nóbrega Duarte, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professora do nível titular da Universidade Federal da Paraíba. Realizou Pós-doutorado em Ciência da Informação na UNESP - Marília. Doutorado em Administração e Mestrado em Biblioteconomia realizados na UFPB. Possui curso de graduação em Biblioteconomia pela UFPB. Curso de Especialização em Documentação Científica realizado na UFRJ/IBBD. Curso de especialização em Organização e Administração de Arquivos realizado na UFPB. Credenciada no PPGCI da UFPB . Membro do comitê interno de pesquisa (PIBIC/PIVIC/PRPG) da UFPB, durante o período de 2014 a 2016. Coordenadora do GT4 do ENANCIB - 2013 e 2014. Vice- coordenadora do GT4 do ENANCIB - 2017\18. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq "Informação, Aprendizagem e Conhecimento" (GIACO).

Downloads

Publicado

December 11, 2020

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-65-5942-047-6