Ensino de ciências e biologia: caminhos trilhados em formação de professores e educação ambiental

Autores

Maria de Fátima Camarotti
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Monica Lopes Folena Araújo

Sinopse

O livro ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: Caminhos trilhados em formação de professores e educação ambiental foi elaborado com o intuito de trazer informações sobre a formação de professores discutidas no Grupo de pesquisa FORBIO da UFRPE. O capítulo um trata sobre currículo e formação docente trazendo um breve histórico das Licenciaturas em Ciências Biológicas no Brasil.  O capítulo dois traz os caminhos percorridos durante a formação de professor e as perspectivas que os licenciandos têm durante o curso de graduação, que deve prepará-lo para a atuação como docente. Os capítulos três, quatro e cinco trazem reflexões sobre a educação ambiental na formação de professores. Assim, o quarto capítulo nos revela o perfil dos educadores que trabalham com educação ambiental em diferentes escolas da rede pública de ensino e o quinto nos revela aulas práticas sobre o tema água para os anos finais do ensino fundamental em Mossoró/RN, propondo uma metodologia lúdica científica através de experimentos e preparação de modelos didáticos.  Nos cinco capítulos posteriores, a obra apresenta estudos sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na UFRPE e na UFPB.  Fechando o livro, o capítulo 11 relata os desafios e dificuldades de um grupo de tutores no Curso de Extensão da UFRPE. A maioria dos cursistas são professores da rede pública do estado de Pernambuco, oriundos em sua maioria do interior, e como o tema sexualidade faz parte do tema transversal, muitos profissionais estão em busca de cursos que podem lhe proporcionar esta formação, pois muitas vezes eles não tiveram estas discussões no ensino superior, durante sua formação acadêmica.  Nosso intuito é que este livro tenha informações que possam desencadear reflexões entre os professores da educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

December 7, 2020

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-65-5942-013-1