Olhares e perspectivas da Terapia Ocupacional: construindo teorias e pensando a prática

Autores

Cláudia Regina Cabral Galvão
Universidade Federal da Paraíba
Andreza Aparecida Polia
Márcia de Carvalho Gomes

Palavras-chave:

terapia ocupacional, reabilitação, tecnologia assistiva, criança

Sinopse

Este livro é uma coletânea dos trabalhos detalhados a partir da apresentação da trajetória de formação strictu sensu dos docentes do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba, bem como de suas atuações em projetos de extensão e pesquisa nas múltiplas perspectivas dessa profissão. Há recortes de pesquisas de doutorado que envolvem os conhecimentos próprios da Terapia Ocupacional e também de sua interlocução com diversas outras áreas do saber, tais como: linguística, educação física, educação especial, bem como, em aspectos que permeiam o cotidiano da prática profissional, como os processos de desenvolvimento da infância à velhice,  tecnologia assistiva,  saúde mental,  adoecimento e  políticas públicas. Também há espaço para a autorreflexão através da validação de protocolos que investigam patologias vinculadas aos processos de trabalho, porém que podem ser expandidas para os processos de estudo. O eixo principal parte dos conhecimentos que vêm sendo produzidos pelos docentes do Curso de Terapia Ocupacional da UFPB ao longo desses dez primeiros anos na Paraíba, considerando o impacto gerado pela implantação do mesmo na própria instituição, bem como em âmbito local, estadual e nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

OLIVEIRA, A. K. C. Autoconceito, autoeficácia e parentalidade: crianças com deficiência física, com desenvolvimento típico e seus familiares. 152p. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016.

Downloads

Publicado

June 22, 2021

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-65-5942-107-7