Entre linguística, literatura e ensino: (inter) conexões

Autores

Henrique Miguel de Lima Silva
UFPB
https://orcid.org/0000-0002-1394-9173
Maria Nazareth Lima Arrais
UFCG
https://orcid.org/0000-0001-8859-1404
Laurênia Souto Sales
UFPB

Sinopse

Os estudos sobre Linguística, literatura e ensino tem promovido inúmeras discussões e modificações no entendimento sobre ensino, pesquisa e extensão desde os cursos de graduação até os cursos de pós-graduação no intuito de contribuir com possibilidades para preencher a lacuna da práxis.

As pesquisas reunidas no presente livro são resultantes do investigações nas mais variadas áreas das teorias linguísticas, da literatura e do ensino em âmbito nacional e internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Miguel de Lima Silva, UFPB

Professor Adjunto I da Universidade Federal Federal da Paraíba - UFPB/Campus I, lotado no Departamento de Linguística e Língua Portuguesa - DLPL/CCHLA. Possui graduação em Letras, Português, Inglês e suas Literaturas pela Universidade de Pernambuco UPE (2009-2012). Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Fundação de Ensino Superior de Olinda FUNESO (2012-2013). Especialista em Psicopedagogia Institucional pelo Centro Integrado de Pesquisa e Tecnologia CINTEP (2013-2014). Mestre (2013-2015) e Doutor (2015-2018) em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba PROLING/UFPB Foi docente efetivo da UFPA/ICIBE/BELÈM e atuou na UFCG, UEPB como professor substituto nos anos de 2015 a 2018. Pesquisador o Movimento de Experiências Literárias MEL/UPE sob coordenação da professora doutora Avanilda Torres. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção conjunta, multimodalidade, aquisição da li, apontar, multimodalidade, atenção conjunta, multimodalidade, atenção conjunta, crenças, aquisição, ensino e gestos emblemáticos, holofrases, aquisição da linguagem, bem como nas áreas de Linguística Aplicada; Psicopedagogia e Teorias de Aprendizagem e Desenvolvimento e Língua Portuguesa. Atualmente é Membro do Laboratório de Aquisição da Fala e da Escrita - LAFE/UFPB e do Projeto Variação Linguística no Estado da Paraíba VALPB/UFPB. Membro dos grupos de pesquisa: Discurso, Semiótica e Ensino (UFCG/CNPQ); Ensino e Aprendizagem de Línguas (IFPB/CNPQ); Núcleo de Estudos em Saúde Mental, Educação e Psicometria (UFPB/CNPQ); e Vice-lider do PROVALE - Prosodia, Variação e Ensino (UFPB/CNPQ)

Maria Nazareth Lima Arrais, UFCG

Possui Doutorado e Mestrado em Letras pela UFPB; Especialização em Língua Linguística e Literatura; Psicopedagogia Institucional. Possui graduação em Pedagogia e Letras Português/Espanhol e suas respectivas literaturas. É professora da Unidade Acadêmica de Letras do Centro de Formação de Professores ? Campus de Cajazeiras - UFCG, e do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Letras. Tem experiência em Análise Linguística, Leitura, Literatura Popular e Psicossemiótica. Coordena o Grupo de Estudos Discurso, Semiótica e Ensino. É membro do Conselho Consultivo da Revista Acta Semiótica et Lingvistica -UFPB, da Humanidades & Inovação - UNITINS, da Informação e Cultura da UFERSA e Editora-assistente da Revista Linguagens & Letramentos - UFCG/CFP.

Laurênia Souto Sales, UFPB

Professora Adjunta IV da Universidade Federal da Paraíba - Campus IV. Possui Mestrado em Letras (2004) e Doutorado em Linguística (2009), ambos pela UFPB. Atualmente, é Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), unidade da UFPB. É também professora, na modalidade Educação a Distância, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB/UFPB Virtual. Desenvolve pesquisas sobre a leitura e a cultura escrita, sob uma perspectiva discursiva, e desenvolve pesquisas vinculadas à Linguística Aplicada, atuando, principalmente, nos seguintes temas: formação docente, ensino-aprendizagem da leitura e da produção textual, estágio supervisionado, letramentos escolares e não-escolares. É membro dos grupos de pesquisa Práticas sociais e culturais de leitura e escrita (CNPQ), Cognição e Ensino (CNPQ) e Ciências da Cognição e da Aprendizagem (CNPQ). 

Downloads

Publicado

December 10, 2020

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-85-237-1585-4